Notícias e Artigos

DICAS E NOVIDADES

Intermediando soluções

Intermediando soluções

Foi com grande satisfação que aceitamos o convite para participar da Edição Especial da Revista Kappa - http://www.revistakappa.com.br/, que relaciona a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil na Subsecção de São Carlos/SP. Não temos dúvidas que a Advocacia careça destas oportunidades perante a mídia. Sentimos, no curso de nossas carreiras, que somos vistos somente como fomentadores do litígio ou que vive ou vibra por sua ocorrência, e nem sempre como o meio ou a solução para tanto.

Quando pensamos em litígio o que nos vem à cabeça é a propositura de uma ação judicial, audiências e uma série de atos burocráticos e que geram desconforto para as partes. Contudo, advogar não é só isto e “litígio” também tem muitos outros significados e inúmeras formas de soluções, como a advocacia extrajudicial ou consultiva, assim como as práticas de arbitragem e mediação.

Para ilustrar, relacionamos a palavra “litígio” com a palavra “crise”, na atualidade muito recorrente em todos os meios, para ao final concluir sobre o quão importante é antever situações e, com isto, tomar decisões com rapidez e calçadas juridicamente.

Não é de hoje que ouvimos falar que o Brasil está em crise, ora econômica, ora política, ora social.

E, nessa linha, certo é que a crise não afeta todas as pessoas e principalmente as empresas de uma só vez. Quando a crise atinge um determinado setor da economia, muitas empresas são extintas, porém, existem outras, muitas vezes do mesmo setor afetado, que até se beneficiam, suportam o referido momento, consolidam seus lucros e tornam-se cada vez mais estáveis.

Portanto, sobre esse ponto de vista, concluímos que a crise sempre virá para testar nossa capacidade de tomar decisões.

É evidente que para as empresas beneficiadas pela crise não imperou apenas o fator sorte, mas sim pelas decisões de empresários que, de alguma maneira, souberam se preparar para evitá-la ou dela sair com precisão e rapidez.

É com essa proposta que a Advocacia se coloca à sociedade e que nós, Picchi e Figueira Advogados, comungamos e primamos, não só para ajudar as empresas que estão envolvidas por algum tipo de crise a se livrar com rapidez, mas para auxiliar a todos como evitá-las, o que sem dúvida é muito mais saudável, inclusive financeiramente e eficaz.

O litígio judicial sempre existirá e não há como extingui-lo, porém, não temos a menor dúvida que a advocacia extrajudicial e consultiva é uma ferramenta muito forte e, atualmente, necessária aos empresários e a todas as pessoas de um modo geral, como mais uma forma de evitar ou solucionar um conflito ou uma crise, como acima se abordou.

** Picchi e Figueira Advogados – por Luiz Claudio T. Picchi


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>